ASPP - Ação Social Paróquia Palmares - fundada em 26 de julho de 1988
É uma organização reconhecida como de Utilidade Pública Municipal e Federal, com registro no Conselho Nacional de assistência social.
Tem representantes no Conselho municipal dos direitos da Criança e do Adolescentes (COMDECA), nos Conselhos municipais de Assistência social, de Saúde e de Educação.
tem como missão “defender a cidadania de crianças e adolescentes de Palmares e da Mata Sul e Agreste de Pernambuco, pertencentes a
famílias indigentes, vítimas de abandono, negligência e maus tratos”.
Em 1992 inicia a atividade de Acolhimento Institucional (nos primeiros anos quase exclusivamente com meninos de rua). Esta atividade se ampliou progressivamente até hoje.
Neste momento conta com dois núcleos e um total de 5 casas de acolhida.
Ao longo desse tempo, teve vários parceiros internacionais e nacionais, entre os quais, prefeituras, Estado e MDS.
Também desde 1992 tivemos atividades socioeducativas em bairros pobres da cidade, trabalhando a inclusão escolar, a prevenção e luta
contra o uso das drogas e todo tipo de violência. Em 1998 iniciamos um programa de Liberdade Assistida com recursos próprios. O Programa conseguiu uma verba governamental a partir do ano 2001 e se estendeu nos anos seguintes a até 25 cidades da Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco e Agreste. O programa terminou no ano 2011 a motivo da municipalização.
Em 2008 executamos o Projeto “Crianças e Adolescentes Rumo a Inclusão Social” em parceria com o CEDCA – Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco.
Do ano 2009 a 2015 fomos parceiros da Secretaria Estadual nos Programas CCA1 e CCA2.
A partir do ano 2016 tivemos convênios com a SDSCJ – Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco para o acolhimento institucional.
Nos anos 2018/2019 realizamos um projeto de prevenção ao uso das drogas em parceria novamente com o CEDCA.
A partir dos anos 2000, quase todos os anos executamos projetos em parceria com o COMDECA – Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Palmares, seja na linha do acolhimento institucional seja naquela de atividades socioeducativas voltadas a prevenção ao uso das drogas e a todo tipo de violência.