Voltar ao Início Voltar ao Início
Casas Lares    
Apóio Sócio Familiar    
Educação Complemetar    
Inclusão Digital     Página Inicial
   
 

Histórico

Constituída em 1988 pelo então Vigário Geral –Pe. Dino Marchió (hoje Bispo de Caruaru) com o objetivo de minimizar a situação de abandono social em que se encontrava a cidade de Palmares – Zona da Mata Sul do Estado de Pernambuco –a Ação Social Paróquia Palmares, é uma entidade filantrópica, regida por estatuto próprio.

Em 1990  a compra da Granja Paraíso com um a área de 8 hectares, hoje sede principal do Projeto, constituiu o primeiro núcleo de atendimento junto ao Centro Comunitário Mãe do Redentor ( Bairro Santa Luzia).

Em 1991 Pe. Dino Marchió foi nomeado Bispo de Pesqueira e Pe. Angelo veio da Itália para acompanhar as atividades da ASPP.
Um projeto da ACRA – Milão permitiu a construção na Granja de uma casa para meninos de rua, uma vacaria, uma marcenaria, e galpões para cursos de capacitação para o trabalho. Começou assim a nossa missão de acolher meninos de rua.

Nos anos seguintes a ASPP desenvolveu  uma grande competência, demonstrando sua capacidade de conseguir parcerias com varias organizações nacionais e internacionais e ampliando sempre mais as suas atividades.
As maiores realizações foram:
-  O continuo e progressivo crescimento quantitativo e qualitativo do acolhimento institucional. Passamos de 15 – 20 crianças acolhidas nos anos 1992-3 aos 128 de 2016, de um voluntário e um educador a uma equipe de 40 pessoas. À primeira casa masculina construída em 1992 ( ACRA- Milão) foi acrescentada uma casa feminina em 1998
 ( Rotary Clube Saluzzo). Em 2003 foi construída na Granja uma segunda casa para meninos ( doação de Pe. Giuseppe Aimar) e um novo refeitório ( doação de Tersilla Botta em memória do pai). Em 2005 foi inaugurada a casa Heleninha para meninas e uma terceira casa masculina na Granja graças a um convênio com a FMMR – Luxemburgo.
- Ao longo de todos estes anos oferecemos educação infantil e atividades socioeducativas  ( reforço escolar, musica, dança, artesanato e atividades pedagógicas e de lazer) para crianças e adolescentes de famílias pobres.
- Também sempre fornecemos acompanhamento e apoio a famílias pobres e muitas vezes em situação de grande vulnerabilidade. Durante a grande seca dos anos 1994-1995 chegamos a distribuir a cada quinzena 500 cestas básicas no âmbito de um projeto do Plano Mundial de Alimentação. 
- Nestes 26 anos oferecemos inúmeros cursos de capacitação para o trabalho para adolescentes, jovens e adultos: agropecuária, marcenaria, corte costura, cabeleireira, beleza da mulher, instalações elétricas, lanternagem e pintura, manutenção de computadores e outros.
- De 1998 a 2011 a ASPP desenvolveu um programa de Liberdade Assistida Comunitária (LAC) com uma equipe técnica e um grande  numero de voluntários, este programa chegou a ser implantado em 25 municípios, entre os quais Caruaru e Santa Cruz de Capibaribe. Terminou só quando foi decidida a municipalização deste serviço.
- Nos anos 1999 – 2001 um grande projeto do BNDES  garantiu  uma infraestrutura nova e de qualidade para a Ação Social Paróquia Palmares: salas pedagógicas, sala de jogo, dispensa, lavanderia e casa de voluntários para a casa lar dos meninos; galpões para criações e sistema de irrigação na Granja Paraíso; Construção de um Centro comunitário em Santa Luzia e no Bairro de Santa Rosa oficina para mecânica de auto, lanternagem e pintura e um prédio para cursos de Corte e costura e grupos de trabalho.
- Em 2000 – 2001 com a ajuda da Paróquia de Grugliasco (ITALIA) e da Caritas Italiana foram construídas em sistema de  mutirão no bairro Novo Horizonte  24 casas para as  famílias que moravam no lixão de Palmares. Foram beneficiadas umas 120 pessoas, metade menores de idade.
- Em 2001 – 2003 a Intermon/Oxfam financiou  um projeto de capacitação e apoio a agricultores familiares. Associações de 12 Engenhos ganharam  3 casas de farinha, 8 sistemas de irrigação e 2 criações de peixes, além de assistência técnica sistemática.

Em ocasião das enchentes de 2000 e 2010, a ASPP  desenvolveu um imponente quantidade de  ações emergenciais em favor das famílias vitimas.

 

 

 

Todos os direitos reservados - 2017 ASPP - Ação Social Paróquia Palmares